quinta-feira, 25 de julho de 2013

MonteCristo analisa: “O Sexto Homem” da CJ Entus Blaze.


Olá meninos e meninas. Eu tenho pesquisado bastante para me preparar para as finais da OGN Champions de Primavera, e eu quero discutir uma estratégia chave da CJ Entus Blaze que os ajudaram a ganhar treze jogos consecutivos no torneio de League of Legends mais competitivo do mundo. O time desenvolveu uma afinada versão do ” push de minions lento ” –  um termo criado por bummer2000 em uma análise da World Elite   alguns meses atrás – em uma estratégia que eu chamo de ” O Sexto Homem   “, em essência, o push lento cria uma grande onda de minions que simula o dano e a presença de um campeão adicional atacando a torre, resultando em um comprometimento excessivo de recursos do time inimigo para lidar com a pressão, o que por sua vez dá a Blaze a oportunidade de farmar ou conquistar objetivos. Hoje daremos uma olhada em um único exemplo das semifinais da  OGN Champions: o jogo dois entre CJ Frost e CJ Blaze.
Para começar, vamos olhar as composições das equipes:
CJ Entus BlazeCJ Entus Frost
Kennen – FlameRumble – Shy
Nasus – HeliosShen – CloudTemplar
Orianna – AmbitionXerath – RapidStar
Varus – Captain JackCaitlyn – Hermes
Sona- LustBoyThresh – MadLife
Agora vamos começar detalhar o uso do Sexto Homem pela Blaze olhando uma série de fotos que demonstram como a composição do time e suas decisões afetam a pressão no mapa. Eu tive a grande sorte de rever esses jogos com Chaox , que está na Coréia do Sul para ver as finais da OGN Champions, então eu tentei incluir suas idéias adicionadas às minhas.
Clique nas imagens para uma versão maior, de fácil leitura
Slow push (1)
Antes da marca dos 5 minutos neste jogo, tanto a Frost quanto a Blaze deram um push nas torres adversárias simultaneamente, com a Blaze perdendo o top e a Frost perdendo o bot.  Neste momento vemos quase a mesma contagem de ouro e uma pequena vantagem de CS para o Flame sobre o Shy, com ambos os jogadores se encontrando em lanes 1v2. Desde que o Frost derrubou a torre do top, foi criada uma pressão maior no Dragão com Hermes e MadLife se encontrando livres para alternar entre o Bot e o Mid para continuar o push enquanto a Blaze, tradicionalmente, escolheu mandar seu duo para o top. Blaze, entretanto, toma uma decisão particularmente intrigante que mostra um avançado conhecimento de farm e manipulação de ondas de minions, que também os prepara para o sucesso no late game.
Slow push (2)
Depois de ver o recall do Ambition e o Flame no top, Frost toma a lógica decisão de pegar um Dragão de graça. Shy já tinha pushado rapidamente a rota bot para a torre da Blaze, igualando seu CS com o do Flame. Curiosamente a Blaze escolhe apenas dar o último hit na onda que os estavam pressionando na rota top,  que se inicia após Hermes e MadLife derrubarem a torre da Blaze.  A equipe da Blaze controla esta onda precisamente e de maneira mais lenta possível, uma estratégia que renderá frutos em alguns minutos. Enquanto Flame dá os last hits calmamente no top, Ambition, Cpt Jack e LustBoy agressivamente começam a limpar com suas habilidades para prevenir a Frost de derrubar uma torre do mid ou do bot após um Dragão.
Slow push (3)
Após o Dragão, a Frost se move para o mid em uma tentativa de conseguir outros objetivos e aumentar a pressão da Blaze. Entretanto, Blaze habilmente utiliza o Fogo Espiritual (Nasus) e Chuva de Flechas (Varus) para limpar a onda de minions antes que a Frost possa causar um dano severo à torre, enquanto Ambition e Flame farmam as lanes vazias. Na marca de 7:40 a onda de minions do top chega a segunda torre da Blaze, onde Flame a freeza e continua com os last hits. Ambition empurra o bot agressivamente para farmar e chegar a tempo de pegar o buff azul. Frost falha na tentativa de destruir a torre.
Slow push (4)
Aos 9:00, o push lento da Blaze começa no top. O minion canhão que nasceu aos 8:30 chega na lane do Flame e dá um pouquinho de força extra para empurrar a bola de neve de minions, os cuidadosos last hits continuam. Uma boa parte do potencial de CS da Frost foi perdida devido ao freeze da lane pelo Flame na segunda torre, resultado refletido quando comparado o CS do Flame com o do Shy. O farm que Ambition faz sozinho no bot também produz uma pequena vantagem contra o RapidStar, que perde tempo tentando defender e destruir a torre do mid, no lugar de farmar as ondas de minions.
Slow push (5)
Em 10:21, Flame acumula um grande número de minions casters e a Blaze se prepara para um split push nas três lanes para coincidir com o ataque a torre do top da Frost. Helios e Cpt Jack utilizam a excelente limpeza de minions do Nasus e do Varus para pressionar a torre do mid, enquanto Ambition começa a empurrar o bot. A liderança em CS de Ambition e Flame agora compensam o Dragão pego pela Frost mais cedo, que ilustrará a fantástica decisão do push lento uma vez que todas as lanes estão pressionadas. Enquanto LustBoy provavelmente deveria ter ficado no mid para ajudar a pressionar a torre, ele se direciona ao top para ajudar o Flame. Neste momento, Flame ainda não voltou a base e tem no bolso 3000 de ouro.
Slow push (6)
O tamanho da onda de minions e 2 níveis de vantagem do Flame sobre o Shy, forçam a Frost a mandar outros jogadores ao top para cuidar do push. MadLife se encaminha para o norte enquanto RapidStar se teleporta para pegar o First Blood no LustBoy. Helios pega o buff vermelho para punir o avanço da Frost na top lane, enquanto Cpt Jack empurra a onda de minions em direção a torre. Ambition empurra o bot agressivamente, e a facilidade de limpeza da Orianna se mostra poderosa demais para um Shen jungler segurar.
Slow push (7)
Frost assume a liderança de gold mais uma vez quando Flame recua, mas a primeira torre do mid e a segunda torre do bot são danificadas pesadamente por Helios, Cpt Jack e Ambition. Frost reage rapidamente, provavelmente porque estão acostumados com as estratégias da Blaze, por ser uma “equipe irmã”, e conseguem salvar as duas torres. Entretanto, as torres foram danificadas o suficiente após o Sexto Homem, então são derrubadas nos próximos minutos. Isto garante a vantagem de gold para a Blaze e valida seu push lento e suas táticas de split push. Eles habilmente ganham o jogo uma vez que nenhum jogador sozinho consegue segurar um Flame tão farmado, forçando a Frost a se dobrar sob o split push da Blaze.

Isto tudo é muito bom MonteCristo, mas por que é tão interessante?

1.  Distribuição de Ouro e Experiência
A decisão da Frost de pegar o Dragão distribuiu o ouro uniformemente no lugar de concentrá-lo em jogadores específicos. Como podemos ver, o Sexto Homem permitiu a Blaze a equiparar o ouro global enquanto concentra o ouro no Flame e no Ambitiom. Isto também permitiu ao Flame a abrir uma significante vantagem de nível sobre o Shy, que podemos ver na defesa da torre do top onde Shy estava no nível 7 enquanto Flame estava no 9. No geral, desde que a Frost falhou em pegar uma torre na sequência do Dragão, graças ao poder de limpeza de Nasus e Varus e a uma composição medíocre da Frost, a Blaze vai ao top usando esta tática. Isto mostra que os times devem reconsiderar o valor de um Dragão quando comparado a uma manipulação cuidadosa de minions e ao farm. A concentração de ouro do Flame, em particular, criou uma situação onde ele poderia ganhar qualquer duelo, significando que a Frost tinha que mandar múltiplos jogadores para parar seu split push. Enquanto a Frost estava ocupada com o Flame, o resto da Blaze derrubava as torres e punia a movimentação da Frost.
2. O Sexto Homem força as equipes a jogarem reativamente
Forçar um inimigo a reagir suas decisões é sempre uma tática forte, o que O Sexto Homem faz brilhantemente. Blaze se recusou a reagir a tentativa de Dragão da Frost, e no lugar da reação criou uma situação de resposta obrigatória alguns minutos depois. Apesar da Frost ter pego o First Blood e não ter perdido mais torres no primeiro push da Blaze, os objetivos foram suficientemente afetados e caíram rapidamente algum tempo depois. Uma vez que Flame finalmente compra seus itens, Blaze facilmente continua sua pressão nas três lanes da Frost, e o push nunca parou em todo o jogo. Simplificando, a tática deu controle de seus oponentes para a Blaze.
3. Eles passam fome e o time inimigo farma
O freeze no top feito pelo Flame e o rápido push do Ambition na torre, negou a Frost uma tremenda quantidade de ouro e experiência. Os minions da Blaze morreram sem que nenhum membro da Frost ganhasse suas recompensas, enquanto a Blaze faz o push no mid e recebe ao menos as recompensas da torre. A paciência do Flame e deixar toda a leva de minions chegar na sua segunda torre, freezar a lane, esperar o minion canhão e empurrar de volta a lane, custou a Frost mais de cinco minutos de farm grátis no top. A Frost não pegou nenhum minion do top desde a marca de 5 minutos, quando a torre caiu, até depois dos 10 minutos, quando O Sexto Homem chegou a torre da Frost. A maior parte do ouro foi perdida por ataques da torre e não conquistada pelo Shy.

A Blaze é muito boa

Táticas avançadas de split push e composições bem construídas garantira a Blaze 13 vitórias seguidas e a vaga nas finais da Champions de Primavera. Suas impressionantes táticas e suas decisões calculadas mostram um nível de jogo rivalizado por poucos times do momento. CJ Blaze frequentemente joga com um déficit no começo da partida, permitindo que seus inimigos ganhem uma vantagem temporária enquanto ele se direcionam para o controle de mapa e a pressão na lane.
Obrigado ao Chaox por conversar comigo e me ajudar com esta análise!
Fonte: LegendsBR

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